sfsdfsdafsdfsdfsdfsdfsadfasdfsdafsdfsdf

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

CENTENÁRIO CECILIA BERTHA

CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DA PROFESSORA CECILIA BERTHA HILDEGARD  CARDOSO







A E.E.B Cecilia bertha Hildegard Cardoso através da direção, professores e alunos faz homenagem a família  da Prof. Cecilia Bertha Hildegard Cardoso. 




FAMÍLIA


Familiares emocionados contam um pouco da trajetória brilhante da  Professora e mãe Cecilia Bertha H. Cardoso.  







HISTORIA 

Por determinação da Secretaria de Educação a escola passou a chamar-se escola de educação básica “ Cecilia Bertha Hildegard Cardoso” em homenagem a uma professora que atuava na região e estava completando cinquenta anos de dedicação ao magistério. Varias vezes a senhora Cecilia Bertha Hildegard Cardoso visitou e realizou muitas doações em dinheiro para a instituição, já seus filhos doaram vários livros para a biblioteca da escola.
A professora Cecilia Bertha Hidelgard Cardoso iniciou no magistério ainda muito jovem, no dia 11 de marco de 1930, com 16 anos de idade assumiu a escola mista de ribeirão Máximo, no município de Luiz Alves.
De 1956 a 1960 foi professora do curso normal Regional Pastor Leonardo Grau, do Colégio Ruy Barbosa, de Rio do Sul, lecionando português e ainda ajudando a dirigir o extinto internato do mesmo estabelecimento.
De 1961 a 1967 foi professora das Escolas:  Reunidas,  Professora Miranda, Ramos Cristofolini, do bairro Bela Vista onde chegou a ser diretora.
Em 1962/63 foi vice-diretora do Ginásio Hamônia, de Ibirama, onde também lecionou Português e Alemão.
De 1966 a 1969 cursou Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal do Paraná, Licenciando-se em Historia.
Entre 1961 a 1967 também lecionou Português,  primeiramente no curso Normal Regional Fausto Augusto Werner e depois no Colégio Professor Frederico Henrique da Silva Fontes, ambos naquela época anexos ao Grupo Escolar Paulo Zimmermann.
De 1968 a 1977 foi diretora do Grupo Escolar Professor Frederico Navarro Lins, de Barra do Trombudo, onde implantou as quatro ultimas series do ciclo Básico e também lecionou Educação Moral e Cívica.
Em 1978/79 lecionou Historia e organização Social e Política Brasileira para o Ciclo Básico Paulo Zimmermann sendo que ao fim do período licenciou-se por motivo de doença.
No inicio de 1980, quando festejou seu cinquentenário como mestra, foi agraciada com o título de cidadã honorária pela Câmara de Vereadores de Rio do Sul.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TELEFONE: (47) 3523-0718

Escola de Educação Basica Cecilia Bertha Hildegard Cardoso
BR 470 - Km 127 - Salto Pilão Lontras - Santa Catarina
Secretaria do Estado da Educação.